SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Distribución desigual de las oportunidades educativas en el territorio y migración de la matrícula escolar: el caso de la región de Los Lagos (Chile)Modelo Estocástico de las interconexiones conceptuales en un proceso de aprendizaje en el aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Estudios pedagógicos (Valdivia)

versión On-line ISSN 0718-0705

Resumen

FIGUEROA SANDOVAL, Beatriz et al. "O estudo do aprendizagem", um modelo para o desenvolvimento do conhecimento pedagôgico. Estud. pedagóg. [online]. 2012, vol.38, n.2, pp.55-68. ISSN 0718-0705.  http://dx.doi.org/10.4067/S0718-07052012000200004.

O artículo descreve um caminho de investigaçao-acçao nomeado "estudo do aprendizagem", que promove à geraçao de círculos de investigaçao conformados por professores de aula e especialistas universitários, os quais em conjunto planificam, executam, reflexionam e reelaboram uma liçao, atê chegar à optimizarla. O modelo, inserto na teoría da variaçao fenomenogrâfica da Suécia, permite identificar achados na qualidade dos aprendizagems dos estudantes, desde os quais a liçao è sucessivamente melhorada. O estudo ilustra-se com uma experiência piloto que busca melhorar, num grupo de professores em exercício, às habilidades para formular perguntas inferenciais, desde às necessidades específicas do currículum chileno no setor de Linguagem para o quarto grado.

Palabras clave : estudo do aprendizagem; formaçao docente; leitura inferencial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons